Nunca pensamos que íamos gostar tanto do Tour Astronomico em Atacama, realmente superou nossas expectativas, contratamos o passeio com uma agência e o passeio incluía uma visita gratuita no Museo del Meteorito, então nossa aventura começou ali. Faça sua reserva aqui.
O tour tem ponto de encontro no Museu, e chegamos antes para poder visitar o museu, ele é pequeno, mas tem algumas coisas interessante, explicam como são feitas as estrelas, os meteoritos e outros corpos celestes, tem vídeos e material de exibição. O bom que tem áudio-guia em espanhol, português e inglês, o tour dura uns 20 min.
Entre as 20:00 ou 21:00 (depende da época do ano) a van já está ali esperando e a uns poucos quilômetros de San Pedro descemos ao local onde acontece o tour. Nos sentamos no meio da escuridão sob a luz das estrelas, e o guia com um laser especial apontava às diferentes constelações, estrelas e planetas, era possível ver até a Via Láctea, ela nos diz algo interessante, que o 97% do corpo humano é composto por elementos químicos que também são encontrados nas estrelas, é por isso que Carl Sagan diz que somos poeira estelar.
Depois fomos tirar nossas fotos, astrofotografias, sozinhos, casais e famílias com todo carinho tiraram fotos e se certificavam que estejam boas e bonitas. Daí nos levaram ao setor dos telescópios, foi muito empolgante, se já a olho nu dava para ver o céu como nunca antes, com telescópios vimos nebulosas, planeta Saturno e seus anéis e Júpiter com suas luas, maravilhoso!
Para terminar tivemos snacks e café para esquentar a noite, o retorno é mais ou menos a meia noite e eles deixam os clientes no hotel.
Fique sempre atento ao pessoal do Museu porque eles vão falar para você em relação ao link para baixar a astrofotografia, eles passam um número ou um código QR, que traz o número onde você tem que se identificar e pedir a suas fotos, caso você não fizer isso pode ser que não receba as fotos de nenhuma outra maneira.
Dicas para o tour Astronômico:
Altitude: O tour é próximo do povoado de San Pedro, a altitude é de uns 2.500 metros sobre o nível do mar.
Temperatura: Como é um passeio de noite as temperaturas são baixas e é feito ao ar livre, tem que ir agasalhado, dependendo da época do ano pode ter sensação térmica perto do 0°C.
Recomendações: Procure fazer este tour em dia que não tenha lua nova e nem cheia, a visibilidade não é tão boa e as fotos ficam diferentes. Por exemplo a agencia que fizemos e recomendamos tem parceria com esta empresa que não fazem o tour astronômico em dias de luas cheias e nova porque eles querem dar uma experiencia única e que aproveite 100%, por isso se tiver nuvem e pouca visibilidade eles talvez prefiram mudar o dia.
Se quiser ver a Via Láctea, tem que fazer o tour astronômico entre Julho a Outubro, depois dessa data já não fica tão visível e no verão não é possível vê-lo.
Faça este mesmo passeio, economizando muito com os descontos que nosso blog traz FullTour tem para você. Clique AQUI e ganhe o seu!
Veja também:
Comments