Olá pessoal...nós somos um casal que gosta muito de viajar e como atualmente estamos morando perto de Foz de Iguaçu, queríamos muito conhecer o deserto de Atacama, buscamos descobrir lugares novos, decidimos nos aventurar e ir de carro, aliás... fomos duas vezes, em setembro do 2022 e outubro do 2023.
Você esta pensando em viajar a San Pedro de Atacama de carro? Veja aqui em conhecendo chile como ir a San Pedro de Atacama de carro.
Qual trajeto fazer?
Tínhamos duas opções a primeira era ir pela Ciudad del Este no Paraguai seguir pela Assunção e logo descer para a Argentina para depois atravessar a cordilhera. A outra opção era ir por Porto Iguaçu na Argentina e ir pelo norte da Argentina até atravessar a cordilheira. Levamos em consideração 4 ponto:
Gastos: Quando viajamos de carro os principais gastos são combustível e pedágio, o combustível na argentina estava e está muito mais em conta que no Brasil e no Paraguai, o mesmo acontece com os pedágios
Dinheiro: Se nossa rota incluía 3 países eram 3 moedas diferentes, o guarani, peso argentino e o peso chileno, então por uma questão de praticidade, decidimos ir pela Argentina.
A rota que escolhemos fazer pela Argentina atravessa 4 regiões começando com Misiones, logo Corrientes, depois a região da pampa que é a mais pobre; a região do Chaco, e por ultimo a região de Jujuy no limite com a cordilheira dos Andes.
Trâmites Fronteiriços:
Os trâmites fronteiricos da Argentina e Chile são gratuitos, você não precisa pagar nada para entrar a um pais.
Para dirigir pela Argentina você tem que ter a carta verde, um seguro obrigatório para os países da Mercosul, o objetivo deste seguro é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito durante o período de sua viagem neste caso da Argentina.
Na ponte internacional eles vão perguntar para onde você vai e logo pedem a carta verde, documentos do carro e do motorista e dono do carro (caso o motorista não seja o titular do carro), lembrando que o carro não pode ser alugado ou emprestado o dono tem que estar no veículo. Depois disso, revisam o carro, em ambas viagens ele pediram para passar as malas pela esteira do Raio X.
No Chile nós fizemos os tramites fronteiriços no passo Jama, ali você deixa o carro estacionado e entra no predinho e ali mesmo faz o trâmites de saída da Argentina e entrada ao Chile, sair é mais fácil, mas para entrar ao Chile eles vão revistar o carro e as malas, e quando falamos revistar é tirar tudo do carro botar numa mesinha e abrir cada mala e cada mochila, além de ver dentro do carro, a polícia e a aduana junto com o SAG vão revistar tudo. (saiba mais no post o que é o SAG no Chile)
Chile por não ser parte da Mercosul, a carta verde não tem validade, então você tem que contratar o seguro SOAP, um seguro que cumpre a mesma função que a Carta verde, proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito durante o período da sua viagem no Chile.
Perguntas Frequentes:
O que é melhor levar, dólar ou peso Argentino?
Com certeza peso Argentino, embora está cada vez mais desvalorizado, segue sendo a melhor opção até porque por onde vamos passar só aceitam peso argentino.
Quanto custa o peso Argentino?
Onde comprar pesos Argentinos?
Tem muita fiscalização na Argentina?
Como abastecer na Argentina?
Onde abastecer em Argentina?
Quanto custa a gasolina na Argentina?
Quantos pedágio tem no trajeto na Argentina?
Onde se hospedar na Argentina?
Quanto custa hospedar-se em Argentina?
Onde comer na Argentina?
Quanto custa comer na Argentina?
Outros Artigos no nosso post:
San Pedro de Atacama, planeje sua viajem
Onde se hospedar em San Pedro de Atacama