Ao visitar Chile muitos brasileiros querem levar algumas garrafas de vinho para o Brasil, mas não sabem quantas e como levar, veja estas informações:
Primeiro devemos entender, com quantas garrafas de vinho posso sair do Chile, e com quantas posso entrar no Brasil.
No Chile, na bagagem de despacho você pode transportar bebidas alcoólicas contidas no recipiente de venda, mas que não excedam um litro cada um, nem uma concentração superior a 70% de álcool.
Quantas garrafas posso levar bagagem de despacho? Não há limite de quantidade no porão do avião, desde que as bebidas não excedam o peso de equipagem despachada permitido em sua tarifa, caso contrário a companhia aérea vai cobrar um valor extra por excesso.
Posso levar vinho na cabine? Existem países mais restritivos no traslado de bebidas alcoólicas, no geral permitem 100 ml, e 5 litros (6 garrafas) ao comprar em Duty Free em recipientes lacrados.
Se você estiver viajando do Chile e da Argentina para Brasil (sem conexões) está autorizado a transportar até 5 litros (6 garrafas) de vinho na cabine, exceto para Estados Unidos.
Se seu voo tem conexões ou escalas, você pode levar na cabine somente o que comprar no Duty Free no último aeroporto de sua viagem, o mais próximo de seu destino.
Há voos com conexão que podem fazer com que você tenha de passar novamente pela área de segurança, então é possível que você tenha problemas para transportar seus líquidos, do aeroporto anterior .Neste caso, se houver problema, será necessário despachar ou descartá-los ali mesmo.
Mas e no brasil? Com quantas garrafas de vinho posso entrar?
Segundo a receita federal o limite para ingressar ao país com bebidas alcoólicas é de 12 litros (16 garrafas) no total, se exceder esse limite quantitativo, desde que a quantidade não revele finalidades comerciais, os bens serão tratados normalmente como bagagem. Entretanto não haverá isenção dos tributos.
Resumindo: Cada pessoa maior de 18 anos pode levar até 12 litros de bebida alcoólica(16 garrafas de vinho) ao Brasil, permitido levar apenas 5 litros (6 garrafas) na cabine e as outras na bagagem de despacho que não exceda o peso permitido da sua tarifa. (geralmente 23 quilos)
De qualquer forma, recomendamos que você verifique as informações das alfândegas de seu destino e origem para evitar qualquer inconveniente.