San Pedro de Atacama é a principal origem ancestral e berço da cultura lickan-antay (Atacameña), datando suas origens de cerca de 11 mil anos atrás. O império Inca (atual Peru) começou a conquistar o território do Salar de Atacama no ano de 1471 sob o poder do Inca Tupac Yupanqui.
No ano de 1557 Pedro de Valdivia ordenou a construção de sua casa no centro do traçado da cidade de San Pedro de Atacama. A guerra de conquista estourou entre 1536 e 1557, neste último ano foi feito um acordo de paz.
Se você quer conhecer San Pedro de Atacama apresentamos 8 lugares para visitar:
Toconao
É um povo localizado a 40 quilômetros de San Pedro de Atacama. Seu nome significa "lugar de pedras", pois suas edificações foram construídas com pedra liparita.
Segundo vários estudos científicos, Toconao remonta a mais de 12.000 anos e todos os restos arqueológicos encontrados estão no Museu Gustavo Le Paige em San Pedro de Atacama.
De frente para a praça central está a Igreja e o Campanário de San Lucas, que datam originalmente do século XVIII. Embora tenham sido reconstruídos após terremotos e incêndios, eles mantêm seu charme e ambos foram declarados Monumento Nacional.
Socaire
É uma típica cidade do altiplano chileno. Está localizado a 90 quilômetros de San Pedro de Atacama, localizado a um 3.500 m.s.n.m. Esta zona é caracterizada por ter sido fortemente explorada para a extração de ouro, no entanto, hoje pode-se observar árvores de fruto, quinoa, alfafa e milho. Outra atividade é o pastoreio de lhamas e ovelhas.
Em Socaire é comum encontrar pequenas casas sem janelas, uma torre sineira que foi construída com cantaria aguçada. Os turistas podem encontrar artesanato como ovelhas e tecidos de lã de camelídeos.
Machuca
Um pequeno povo andino com um povoado de 20 casas, permanece no altiplano andino e está localizada a 45 quilômetros de San Pedro de Atacama.
Embora sua atividade principal seja a criação de lhamas, atualmente os poucos habitantes de Machuca estão começando a participar da atividade turística, já tendo hospedagem e oferecendo algum artesanato. Seus “anticuchos” (espetinhos) de carne de lhama ou alpaca são famosos, assim como as grandes “empanadas” e “sopaipillas”.
Museu Arqueologico R.P. Gustavo Le Paige
O museu recebeu o nome do ilustre jesuíta Gustavo Le Paige, que dedicou quase toda a sua vida à busca, coleta e estudo de vestígios arqueológicos da região. O Museu foi inaugurado em 1957, e continha numerosas peças pré-hispânicas (cerâmicas, líticas, têxteis, metais) e múmias atacameñas.
Em 1963 inaugurou-se o primeiro pavilhão do atual museu.
Este museu possui um acervo de aproximadamente 380.000 peças encontradas no território atacameño, que correspondem ao período desde as origens da Cultura San Pedro até a chegada dos espanhóis.
Para o visitante, o museu arqueológico é uma visita interessante e obrigatória, pois permitirá conhecer os aspectos mais importantes e marcantes da história de San Pedro de Atacama.
Igreja de San Pedro de Atacama
A simpática e charmosa igreja de San Pedro de Atacama é o principal símbolo turístico do povo. Foi construída pelos jesuítas espanhóis em 1774, ela é de adobe, mas branca como a neve e foi declarada Monumento Nacional em 1951.
Todos os anos no dia 29 de junho tem a festa do patrono de San Pedro, a festa inclui danças típicas.
Museu del Meteorito
Localizado a três quarteirões ao norte da Plaza de San Pedro de Atacama, exibe "a memória de nosso sistema solar" narrada pelos personagens autênticos que participaram de sua formação "Los Meteoritos".
Este museu possui a maior coleção de meteoritos do mundo, caídos no deserto do Atacama, hoje ultrapassando 6.000 peças, das quais estão expostas as 77 mais relevantes do acervo. O tempo da visita é de 35minutos e tem áudio-guia em português. Faça sua reserva aqui.
Pukará de Quitor
O Pukará de Quitor é uma antiga fortaleza indígena do império Inca, tem mais de 700 anos e foi declarado Monumento Nacional em 1982. Está localizado a apenas 3 quilômetros de San Pedro de Atacama.
A entrada custa $ 3.000 pesos para adultos, tem dois circuitos, o próprio pukara, que corresponde a algumas ruínas do povoado atacameño, a trilha dura aproximadamente 40 minutos no total.
As agencias geralmente não fazem este passeio, mas você pode fazer por conta própria, caminhando ou de bicicleta.
Aldea de Tulor
A Aldea de Tulor é um dos sítios arqueológicos sedentários mais antigos do norte do Chile, localizado a cerca de 7,7 quilômetros de San Pedro de Atacama, entre a emblemática Cordilheira de la Sal e as dunas de areia que mostram a dessecação progressiva desse ambiente.
A Aldea de Tulor ficou praticamente soterrada pela areia por muitos anos, até que foi descoberta em 1958 pelo padre jesuíta Gustavo Le Paige.
É um passeio que não costuma ser feito pelas agências, então você deve fazê-lo por conta própria, de carro, táxi ou bicicleta.
Comentarios