Conhecer uma cidade, uma região ou um país através da sua gastronomia é uma das experiências mais gratificantes de uma viagem. Os pratos culinários tipicos do Chile podem nos dizer muito sobre o país e as pessoas que o habitam.
Mas, quer você seja um turista gastronômico ou não, a comida é essencial onde for quer que você vá.
Criamos uma lista com os nomes das principais preparações gastronômicas no Chile, e veja também dicas de onde comer em Santiago e em San Pedro de Atacama.
"Cazuela"
A cazuela é uma sopa preparada com carne de vaca, frango ou cordeiro, que é acompanhada de legumes como batata, abóbora e milho. É um ensopado típico de inverno para esquentar durante o frio.
“Caldillo de Congrio”
É um cozido tradicional, de origem chilena, à base de batata, cenoura, pimentão, coentro, pimentão, caldo de congrio e suas partes. É um guisado muito antigo da zona mediterrânica, proveniente de uma receita grega do século III. Tornou-se popular quando Pablo Neruda lhe dedicou uma ode na qual descreveu sua receita.
“Chorrillana”
Comida com grande carga calórica. Baseia-se em fartas batatas fritas às quais se juntam cebolas fritas, linguiça, pedaços de carne de vaca e ovos fritos. Este prato “explosivo” que pode ser preparado com salmão, frango ou qualquer outro tipo de carne, é partilhado com família e amigos, acompanhado de uma cerveja bem gelada.
“Curanto” e “Pulmay”
Mais do que uma receita, o curanto é um método tradicional de cozinhar alimentos sobre brasas em um buraco no chão. Seus ingredientes são frutos do mar, como camarão, caranguejo, lulas, amêijoas, carne bovina, batatas, linguiças, frango e algas.
Na ilha de Chiloé, no sul do Chile, preparam um autêntico prato para as festas de verão.
A versão preparada em restaurantes (cozida na cozinha) é conhecida como pulmay e embora seja muito saborosa, não tem o toque que as brasas lhe dão.
“Chupe”
Comida típica chilena feita com frutos do mar como caranguejos, bucho de boi, caranguejo e loco, mariscos típicos das águas do sul do país.
Prepara-se uma massa de pão à qual se juntam cebola e natas. Este é colocado em uma tigela de barro, adiciona-se o recheio, cobre-se com a massa e leva-se ao forno.
“Chancho en Piedra”
É um molho típico chileno, com legumes como cebola, tomate triturado, alho e sal, não tem “chancho” (porco) o nome deriva da palavra "chanco" ou “chancar” palavra quéchua que significa triturar. Originário da região de Talca, no sul do Chile.
É preparado para acompanhar com pão, sopaipilla e as vezes queijo fresco.
“Machas a la parmesana”
São machas acompanhadas de queijo parmesão e um toque de natas, prato sempre acompanhado de um bom vinho branco gelado. Foi inventado por um imigrante italiano chamado Edoardo Melotti Ferrari, em Viña del Mar, na década de 1950.
“Pastel de Jaiba”
O “Pastel de Jaiba” é um prato representativo da costa chilena feita com a carne das pernas desses moluscos, pão, leite, cebola, alho e queijo.
Este prato além de delicioso é um prato que se enquadra na gastronomia gourmet. Normalmente, você pode comprá-lo em restaurantes mais requintados.
“Pastel de Choclo”
O milho está presente nas refeições típicas chilenas com este saboroso “pastel de choclo”, uma receita sazonal com mais de 200 anos que é consumida durante o verão.
Com o milho se faz uma massa que se coloca sobre uma base de carne estufada de vaca ou frango (fica parecido a um escondidinho). Um pouco de açúcar é adicionado por cima para que fique com uma bela cor dourada enquanto assa.
“Porotos granados”
O “poroto granado” é um prato típico da culinária do centro-sul do Chile, que consiste em feijão cozido com mazamorra (milho moído) ou alternativamente pilco (grãos inteiros de milho), cebola, abóbora, tomate e alho e manjericão.
O nome se origina do estado de maturidade do feijão no momento da colheita, é conhecido como “granado” (romã) para diferencia-lo do “poroto verde” (vagem) que é um estágio muito precoce de maturação.
“Completo”
O completo é o prato mais famoso entre os de comida rápida do Chile. Cachorro-quente recheado com chucrute (molho típico de repolho alemão), tomate em cubos, abacate e salsicha. No topo de tudo isso é adicionada maionese.
“Plateada”
Prato preparado na panela com carne macia e tenra. Temperada com alho, sal, pimenta, um vinho tinto forte e algumas colheres de chá de vinagre. Tudo é cozido em fogo muito baixo e a água nunca é adicionada.
Depois de pronta, a carne é servida com salada chilena (salada de tomate, cebola e coentro) e um purê picante.
"Empanada”
O nome vem do verbo empanar, que significa embrulhar ou cobrir com pão, o recheio mais popular no Chile é “empanada de pino” que leva “pino” (uma mistura de carne, cebola e temperos) um pedaço de ovo cozido, uma azeitona, e uma uva passa.
A empanada geralmente é feita no forno, com diferentes recheios, frango, fruto do mar, queijo e outros. Ela também pode ser frita o que lembra um pouco ao pastel do brasil.
"Terremoto”
O “terremoto” é o nome duma bebida chilena, a base dela é pipeño (vinho branco adocicado) e licor, que dependendo da receita pode ser groselha, fernet ou menta. E adiciona-se ainda sorvete de abacaxi.
Existem várias teorias da sua origem uma dela é que traz o terremoto de 1985 alguns jornalistas alemães depois de beber o drinque sentiu-se muito tonto e disseram: “isto realmente é um terremoto”.
"Sopaipilla”
As sopaipillas são uma espécie de panquequinhas fritas, ou talvez biscoitinhos macios, feitos com abóbora. É comum quando chove as pessoas preparar sopaipillas que podem servir sequinhas junto de um molho apimentado; ou depois de fritas elas podem ser fervidas em uma calda feita com uma espécie de rapadura, a Chancaca o nome dessa última versão é “sopaipillas pasadas” não que estejam estragadas, elas “passam” pela calda.
"Mote com Huesillo”
A bebida popular dos chilenos, principalmente da zona Central do Chile, e é composta por uma mistura de suco de pêssego caramelizado, com grãos de trigo (mote) e pêssego desidratado, chamado “huesillos”.
Uma bebida sem álcool ideal para os dias quente, ela tem um sabor bastante particular.
Comments