top of page

Temos muitas dicas para sua viagem para Chile. Quer ir para Santiago ou conhecer o deserto do Atacama?

Então confira nossas dicas de o que fazer em Santiago e o que fazer em Atacama e muito mais...

Subida ao Cerro Toco, o vulcão adormecido

Na hora de decidir qual vulcão subir, minha primeira opção foi o Lascar, mas fui informado que não seria possível porque estava fechado devido a sua última erupção em 10 de dezembro de 2022, então decidi subir o Toco e no dia em que subi o cerro Toco, o guia me conta que devido a baixa atividade registrada no Vulcão Lascar ele ia ser aberto para o turismo novamente, justo no dia seguinte abriram o Lascar mas infelizmente não tinha tempo de subir ele também.


Cerro Toco é um vulcão adormecido, hoje o morro é reconhecido por ser de fácil acesso e ser o mais próximo de San Pedro de Atacama apenas uns 60km, por isso que a subida ao Cerro Toco é uma excelente opção para todos os que querem viver a experiência de subir um vulcão no deserto de Atacama.

Algo de história sobre o Cerro Toco


Há 20 anos, em sua base, foi extraída uma quantidade de enxofre que se destinava à extração de cobre na mina Chuquicamata, como explosivo. Ainda existem alguns vestígios da antiga mineradora.


A palavra "Toco" vem da língua indígena Kunza (dialeto dos atacameños ou Lickantay), Toco ou Tocko significa "pedra". A lenda andina diz que houve uma época de tanta escassez de alimentos no sopé de San Pedro de Atacama, que obrigou os predadores a descerem das montanhas em busca de alimento. Assim, uma onça faminta encontrou uma criança brincando perto de uma fogueira. O felino o perseguiu e o levou ao topo do Morro Toco. A criança era filho de um xamã que seguiu seu rastro para se vingar, e então, quando teve o animal à sua frente, decidiu transformá-lo em uma pedra: talvez isso pudesse aliviar sua dor.

No cume do Cerro Toco, atrás você pode ver os vulcões Lascar e Juriques
No cume do Cerro Toco,atrás você pode ver os vulcões Lascar e Juriques

Subida ao Cerro Toco


Foram me buscar no hotel às 6:45 da manhã e fomos em 2 veículos 4x4, no grupo havia estrangeiros, principalmente europeus, por isso o guia falou mais inglês.


Desde San Pedro fomos em direção ao Cerro Toco, e subindo em altitude até mais ou menos os 4mil metros onde tivemos nossa primeira parada, descemos dos carros, os carros avançaram alguns quilômetros e chegamos até eles a pé, foi uma parada estratégica para uma caminhada de 30min para nos aclimatar à temperatura e altitude. Ali também deram alimentação, no meu caso um pão com recheio, mas como já tinha tomado um café da manhã leve guardei e comi quando voltei a San Pedro, os guias também deram os bastões de trekking e luva ou outro implemento que alguém precisasse.


Subimos ao veiculo para subir um pouco mais até os 4.500 metros aprox. e ali descemos para começar o trekking ao cume do Cerro Toco. Nos dividiram em 2 grupos, cada um com um guia, meu grupo demorou 1h15min até chegarmos ao cume, o outro grupo que era composto por alguns franceses experientes, demoraram muito menos.

Enquanto subia, o vento soprava implacavelmente, o que piorava ainda mais o frio, até minha garrafa de água congelou! Nunca senti tanto frio na minha vida, a sensação térmica era de -18°, sentia minha mão congelando e em alguns momentos eu não conseguia senti-las e estava de luvas. Recomendo avisar o guia caso sinta muito frio para que possa te fornecer roupas ou acessórios extras. O ritmo de subida foi devagar, mas constante e não tínhamos permissão para tirar fotos, as fotos era só na descida, assim o grupo se mantinha unido.

Desconto especial conhecendo chile

Foi uma jornada em que a carência de oxigênio e a elevada altitude vão te colocar à prova. Em algum momento, quando o cansaço era evidente o guia falou para não beber agua, porque nessa altitude o corpo humano usa sua energia apenas para te manter com vida, levando oxigênio aos músculos, se você comer ou beber algo, o estômago não vai trabalhar e o corpo vai rejeitar o resultado é que você vai vomitar.


Do cume tem uma fantástica vista do vulcão e guardião Licancabur, seu irmão Juriques e as Lagunas blanca e verde na Bolívia. Tinha muito vento, mas muito mesmo, era quase impossível tirar foto, mas valeu a pena. Depois de uns 40min no cume só para descansar e apreciar a vista, começamos a descer, demoramos uns 45min descendo e subimos aos veículos direto a San Pedro, cheguei perto do meio dia ao hotel.

Seguro viagem

Dicas sobre a subida ao Cerro Toco


Entrada: O passeio é livre de entrada. Os bastões e snack estão inclusos.

Altitude: Até o cume do Cerro Toco são 5.600 metros de altitude aprox. A subida tem uma dificuldade técnica leve, isso quer dizer que não é uma subida muito íngreme.

Temperatura: Existe um clima chamado frio de altura, que esta presente nas montanhas e morros de maior altitude. Em outubro de 2023 estava muito frio, porque tinha muito vento, a temperatura do dia que subi foi de -18°C. Tem que se vestir por camadas, muitas camadas, roupa térmica principalmente e corta vento, luva, cachecol, gorro, mas lembre-se, tem que vestir de tal maneira que possa se mover com facilidade.

Recomendações: Deve se aclimatar alguns dias antes em San Pedro, e beber bastante água durante esses dias para assim manter o corpo bem hidratado. A noite anterior tem que descansar bem e não comer carnes vermelhas, nem tomar bebidas alcoólicas.

Restrições: Menores de 16 anos e maiores de 65 assim como pessoas que tem problemas de saúde relacionada com altitude e mulheres gravidas não podem fazer este passeio.


Veja outros post:

Hotel em Atacama





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page