Durante a pandemia, enquanto o Valle de la Luna estava fechado, o turismo foi buscando alternativas e nessa busca encontraram no meio da cordilheira da Sal um ônibus abandonado, assim surgiu Vallecito: A história por trás do Magic Bus.
Fizemos este passeio com com uma agencia brasileira, veja como foi nossa experiência e garanta seu desconto aqui.
O passeio por via de regra é feito na parte da tarde, foram nos buscar ao hotel perto das 15:00 horas, e fomos em direção ao Vallecito no meio das cordilheiras da Sal e Domeyko. Ao descer da van é incrível, você está no meio de colinas, dunas e formações rochosas.
Fizemos uma caminhada para o mirante, logo descemos para ficar no topo de uma duna, nosso guia nos ensinou como descer a duna sem rolar na tentativa, ficamos empolgados e a galera desceu correndo a duna, rendeu um vídeo legal de lembrança.
Depois conhecemos um enorme cristal de sal, que com as mudanças de temperatura fazem um barulho, devido à contração e expansão de seus cristais, ele vai quebrando e nosso guia pegou um pedaço e quebrou dando uma amostra de cristais para todos nós. Caminhamos uns metros e chegamos ao Magic Bus, deu tempo para todos tirar fotos, enquanto o guia contava a história desse ônibus. Quer saber?
Magic Bus, é um ônibus que foi usado muito nos anos 60, hoje está fortemente grafitado, mas na época tinha o nome explícito de Ayquina e Toconce, que eram povoados perto de Calama. De lá traziam os pirquineros para trabalhar nas salinas, um dia o ônibus veio, mas ficou em pane, então decidiram abandoná-lo. Não tem magica nenhuma, mas as fotos que muitos tiram de noite com o céu estrelado são tão incríveis que parecem ser mágicos.
Depois tivemos um piquenique, muito gostoso, o guia deu a ideia de fazer um vídeo de grupo no Ônibus aproveitando que estávamos sozinhos e foi top demais, o ônibus magico se tornou uma festa eletrônica. O passeio não termina ali, assim como Valle de la Luna, Vallecito termina num mirante para ver o pôr do sol. Não é o mesmo mirante do Valle da Luna, mas é igual de lindo.
Dicas para o passeio de Vallecito:
Altitude: perto dos 2.500 metros, um passeio conhecido como “iniciantes” para fazer em família em seus primeiros dias em San Pedro de Atacama.
Temperatura: Em San Pedro de Atacama as temperaturas oscilam de manhãs e noites frias (3 a 7°C) e tardes agradáveis (18 a 25°C) Nós visitamos o Vallecito em outubro, e tinha muito vento, mas foi um clima ótimo. Leve sempre um agasalho ou corta vento para o final da tarde.
Recomendações :Não precisa pagar nada no passeio, ele é livre de entradas. Saiba que não tem banheiros, mas mesmo assim tem que se manter bem hidratado, como diz nosso guia um “beijo na garrafa” cada 10 min. Use protetor solar, boné ou chapéu, mas tenha cuidado o vento.
Veja outros post:
Comments