Se você é um amante do vinho ou simplesmente curioso, não pode perder o tour do vinho no Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo, com solos arenosos que dão origem a um sabor de vinho único que você não pode perder.
Nós somos amantes do vinho e quando estivemos em San Pedro ficamos sabendo que existem vinhedos no deserto do Atacama, pesquisando vimos que no deserto são produzidos os vinhos Ayllu e queríamos conhecer a vinícola, e acabamos descobrindo algumas coisas que queremos compartilhar com vocês.
Na verdade não existe nenhuma vinícola chamada Ayllu, os Vinhos Ayllu fazem parte de uma Cooperativa Lickanantay de Toconao, um povoado próximo de San Pedro, algumas vinícolas da cooperativa são: Vinícola Encantos del desierto, Vinícola La Cruz, Vinícola El sendero orgânico, Vinícola Liendro, Vinícola Pukara , Vinícola Santa Romina entre outras.
Essa cooperativa tem mais ou menos 12 anos de existencia, e seus vinhedos estão a 2.500 metros de altitude. No mundial de vinhos extremos celebrado na Italia em 2021 eles ganharam medalha de ouro, com seus vinhos Ayllu Moscatel Dulce 2020 y Ayllu Naranja 2020. Esse mundial busca premiar os vinhos cultivados em circunstancias extremas, como na montanha, altura, frio ou calor extremo.
Como já dizemos não existe nenhuma vinícola chamada Ayllu, para você conhecer o vinhos Ayllu, você tem as seguintes opções:
Ir com uma agência de turismo que não faz parte da cooperativa, por exemplo tem agências na rua caracoles e toconao que fazem esse passeio e geralmente incluem outras paradas como a lagoa Chaxa, o preço fica bem mais alto (A agência Ayllu não faz parte da cooperativa, eles apenas tem o mesmo nome, embora talvez não gostem que falem isso)
Ir com a cooperativa, diretamente do site. Ali eles vão fazer a visita a uma das vinícolas que fazem parte da cooperativa, segundo eles das 18 vinícolas apenas algumas estão aberta a visitação, e você não sabe especificamente a qual vai, só que ao parecer só a Santa Romina recebe visita (isso foi o que nos disseram na vinícola Santa Romina)
Ir diretamente com uma das vinícolas, por exemplo a vinícola Santa Romina, você pode fazer reserva ao numero que esta na internet, e o endereço que está no Google, embora a entrada está a uns poucos metros de onde diz o ponto do Google.
A visita na vinícola dos vinhos Ayllu que pelo site deles custa 45mil pesos por pessoa, o tour começa em Toconao e inclui, um passeio pelo vinhedos, visita a adega e degustação de vinhos, a vinícola pode mudar, mas a adega é a mesma ao final de contas todas levam sua uvas e seu vinhos ao mesmo lugar.
Nós decidimos visitar a vinícola Santa Romina saiba mais detalhes de como chegar e como foi nossa experiência no post: Vinícola Santa Romina: "O deserto numa taça de vinho"
Como já dissemos, gostamos de vinho e visitar vinícolas, já fomos visitamos diversas no Chile, mas a experiência de visitar vinhedos em altura é única é imperdível.
Veja outros post:
Comentarios