A cordilheira dos Andes apresenta no deserto de Atacama os picos mais altos do país. Por isso, os turistas que gostam dos picos altos, fazem subidas a montes e vulcões enquadrados em paisagens de cortar o fôlego.
Se você é um turista aventureiro e ama viver novas experiencias aproveite sua viagem a San Pedro de Atacama e aceite o desafio de subir a uns dos vulcões encontrados ali, acredite o esforço valerá muito a pena.
Existem mais de 10 vulcões em San Pedro de Atacama, alguns dele você pode subir , tem com diferentes complexidades, veja quais são e prepare-se para uma nova aventura.
Antes você deve saber o seguinte: a subida não é permitida para pessoas com problemas causados pela altitude, não permitido para mulheres grávidas, idade mínima de 14 anos e ficar pelo menos duas noites em San Pedro de Atacama antes de iniciar o passeio, para se adaptar à altitude.
É recomendável seguro de viagem.
Cerro Toco:
O Cerro Toco fica a uns 6 km da fronteira entre Chile e Bolívia ,na verdade o Cerro Toco é um vulcão inativo e é considerado um dos trekkings vulcânicos menos difíceis, porque tem a subida menos íngreme, mas dá a mesma sensação de conquista quando você atinge seu topo como em qualquer montanha nos Andes que nos rodeia.
Você viajará de carro até o início da trilha (até os 4.600m aprox.), subindo gradualmente até 5.000 m , onde a trilha de pó o levará por fileiras de colinas espetaculares, algumas das quais podem estar cobertas de neve, e tudo parecerá ainda mais magnífico de acima! o topo do Cerro Toco!
Quando chegar ao topo aos 5.600 m, reserve um momento para apreciar a paisagem montanhosa, apreciando a Lagoa Blanca e a vista espetacular do Salar de Atacama, logo desce para o carro e retorno ao hotel. Se deseja comprar esse passeio ou outro em Atacama compre aqui com uma agencia especializada.
Nível de dificuldade: Fácil
Duração: 7 horas aprox.
Horários: 8:00 a 15:00 aprox.
Vulcão Lascar:
É o vulcão mais ativo do norte do Chile o que o torna o mais popular, para muito ver a cratera com magma lá de cima é uma experiência incrível e sem igual.
Ele fica a uns 110 km de San Pedro de Atacama, no caminho você passa pela bela lagoa Legía localizada a 4.300 metros acima do nível do mar.
O ascenso começa desde os 4.700 m.s.n.m. por um caminho bem sinalizado, cerca de 2 km e meio até a cratera principal do vulcão (5.492), e opcionalmente um dos cumes pode ser acessado por uma trilha de cerca de 400 metros a mais, que chega a 5.592 m.s.n.m. Logo o retorno ao veículo em direção a hotel. Se deseja comprar esse passeio ou outro em Atacama compre aqui com uma agencia especializada.
Nível de dificuldade: Media (exige esforço físico de altura)
Duração: 11 horas aprox.
Horários: 05:00 a 16:00 aprox.
Vulcão Sairecabur:
No dialeto local Kunza, significa algo como "Montanha da Chuva", e se destaca por ser um dos picos mais altos em frente a San Pedro de Atacama com seus quase 6.000 metros acima do nível do mar (m.s.n.m)
Fica a uns 40km de San Pedro de Atacama, parte do caminho é numa estrada antiga de mina de enxofre que atinge a base a 5.600 m.s.n.m e uma vez na base, o percurso de subida num trilha pouco nítida é difícil, mas quando chegar ao topo vai perceber que valeu totalmente a pena. Vistas impressionantes dos vulcões Licancabur e Juriques, bem como da Lagoa Verde em território boliviano. Depois de contemplar a paisagem e recuperar as energias, iniciam a descida, para pegar o veículo de volta a San Pedro de Atacama.
Dificuldade: Alta
Duração: 11 horas aprox.
Horários: 06:00 a 17:00 aprox.
Vulcão Licancabur:
Provavelmente a montanha com mais histórias e lendas na área de San Pedro de Atacama, faz fronteira com a Bolívia, chama muita atenção por sua forma cônica perfeita que termina com uma pequena cratera inativa que tem uma lagoa dentro produto de acumulações de neve e baixas temperaturas.
Devido ao seu difícil acesso e complexidade técnica, a sua subida é um desafio para amadores e montanhistas experientes. A sua subida faz-se por trilhas cheias de pedras soltas, com um desnível considerável, exigindo uma excelente condição física.
Tem uma altitude de 5.900 m.s.n.m. Se o clima e as condições físicas permitirem, já que é preciso descer e depois subir pelo mesmo caminho, você pode se aproximar e testemunhar o que é considerado parte da rota inca onde eram feitos sacrifícios. Depois de ficar um momento no topo, tirando fotos e descansando, você começará a descida até o acampamento base, para desmontar tudo e continuar o retorno a San Pedro de Atacama. Busque sua hospedagem em San Pedro de Atacama AQUI.
Dificuldade: Alta
Duração: 2dias 1 noite
Horários: 14horas primeiro dia até 18 horas do dia seguinte